No último programa Matéria Prima trouxemos no direto da rede o lançamento do mais recente clipe do Rouge, da música “Dona da minha vida”. A música lançada na semana passada traz em pauta as questões sobre o feminismo, ficando em primeiro lugar nos trendes do Twitter, no Brasil. Dona da minha vida “narra a história” de mulheres que sofrem ou sofreram agressões domesticas, verbais ou físicas, mas que se libertaram disso e deram a volta por cima.
Seguindo a pauta do Rouge, trazemos hoje para vocês 5 músicas nacionais que tratam questões sobreo feminismo, e emponderamento.
1. Um corpo no mundo – Luedji Luna
A música traz questões não somente sobre o feminismo, mas sobre a sociedade negra, que traz na bagagem uma história de luta, “que são um corpo, um ser, um corpo só, que tem cor, tem corte”.
2. Triste, Louca ou Má – Francisco, el hombre
A música aborda a questão de que as coisas não te definem. Casa, roupa, família, homens etc. não definem quem você é, mas que “você é seu próprio lar”, e tem controle da sua própria vida.
3. Insubmissa – Maria Baldaia
A música também traz questões dos negros, das mulheres negras, que viviam na solidão, mas não irão mais se calar. Traz tudo aquilo que a mulher é; louca, apaixonada e insubmissa e que o amor próprio revoluciona, transforma.
4. Descontruindo Amelia – Pitty
A música conta a história da mulher que cansou de ser um objeto, de ter que ser perfeita, de seguir um padrão. Então ela decidiu mudar, assumindo sua vida e tornando-se o que ela quer ser.
5. Survivor – Clarice Falcão
A música foi escrita em inglês, mas a cantora é brasileira, então vale salienta-la. Survivor traz a ideia de que mulheres são independentes, e podem fazer o que quiserem sozinhas, e não precisam necessariamente de homens para conseguirem o que elas querem. Mulheres têm poder. “Pensou que não podia respirar sem você, estou respirando”, diz um trecho da canção. A música é uma regravação de Survivor, música da bana de R&B americana Destiny’s Child.