top of page

"Todos nascemos nus e o resto é drag!"


Nascido em San Diego, na Califórnia, em 17 de novembro de 1967, Rupaul André Charles lutou para consolidar seu legado. Durante a infância, se mudou com a família para Atlanta, no Estado norte-americano da Geórgia, onde iniciou sua carreira como cantor. RuPaul começou como vocalista em bandas alternativas, com um visual ainda masculino - além de trabalhar em boates e clubes como dançarino de bar. No começo dos anos 80, Ru passa a dirigir e atuar em filmes underground de baixo orçamento. Sua primeira atuação como drag queen foi no filme "Starbooty!", de 1987.


Depois de atuar como drag, RuPaul encontra sua paixão e faz disso sua arte. Com seus 2 metros de altura, passa a chamar atenção da mídia. Começa, então, a fazer participações em videoclipes e outros filmes, com suas perucas, saltos e vestidos exuberantes. O sucesso internacional chega depois de muito trabalho, com o terceiro single do seu primeiro álbum, Supermodel (You Better Work), um hit dançante que conquistou grande público. O clipe da música, gravado nas ruas de Nova Iorque, ajudou a moldar a imagem de drag acessível. RuPaul lançou dois álbuns nos anos 90 e dividiu seu talento em algumas faixas com celebridades como Elton John e Marta Wosh.


The RuPaul Show

Poucos fãs mais novos sabem, mas ruPaul foi apresentadora de um talk show no começo dos anos 1990. "The RuPaul Show" passava no canal fechado americano VH1. Era co-apresentado por Michelle Visage, jurada do seu atual reality, o famoso RuPaul’s Drag Race. Mama ru entrevistava famosos e personalidades.


RuPaul sempre foi envolvido com os movimentos sociais. Carrega na pele a afronta aos papéis de gênero da sociedade. Não há quem não se intrigue com sua exuberância. O artista trouxe o drag para a arte pop.

A arte de performar é datada do século XIX, quando homens atuavam em papéis femininos em teatros e as mulheres eram proibidas de participar. Ao longo dos anos o drag cresceu, modificou, e se tornou foco de resistência no movimento LGBT. RuPaul elevou o transformismo quando saiu do escuro das boates e bares para estrelar os horários nobres da TV americana.


RuPaul's Drag Race


Em 2009, Mama Ru idealizou e criou seu maior êxito, o reality show RuPaul’s Drag Race. O programa é uma competição onde drags disputam título de next drag superstar, ou seja, a próxima estrela drag. Com provas inusitadas de canto, dança, costura e até personalidade, a série revela o cenário do mundo drag e LGBT norte-americano, sem perder o toque de humor originalidade.



RuPaul’s Drag Race é uma verdadeira fábrica de memes, com todos os jargões, gírias, caras e bocas das competidoras. Mas isso sem nunca perder os momentos de verdadeira emoção, principalmente quando as queens contam suas histórias de vida. Atualmente renovado para sua décima temporada, o programa é um verdadeiro sucesso, sendo responsável pela maior audiência de sua emissora, a Logo TV. Em 2016, Ru recebeu o prêmio Emmy de melhor apresentador, e a edição deste ano do programa foi indicada em oito categorias.


RuPaul’s Drag Race conta ainda com um uma derivação: o All Stars. Esse spin-off dá mais uma chance a concorrentes de edições passadas do programa, para poderem batalhar para entrar no hall of drag, o quadro de campeãs do reality. As queens participantes não disputam apenas o título de campeã, também lutam pelos prêmios da competição. Ganham viagens, roupas e joias ao vencer alguns desafios, e por fim o grande prêmio de 100 mil dólares e a chance de representar a rainha RuPaul por um ano em eventos oficiais - com direito a coroa de miss na grande final!


Curiosidades


A primeira participação de Ru na TV foi um tanto modesta. Ela apareceu como dançarina no vídeo da música "Love Shack", do grupo b-52’s.


Em 1990, RuPaul foi eleita a rainha de Manhattan pelo centro dos clubes famosos de Nova Iorque.


Seu primeiro grande hit, Supermodel, foi lançado no seu aniversário de 32 anos.


Por muito tempo, Ru foi a garota propaganda da marca de cosméticos "Mac".


Em 2010, Mama Ru lançou outro programa, o "Drag U", uma verdadeira escola que ensinava como ser uma queen. Todavia, o programa foi cancelado após apenas três temporadas.


Recentemente, RuPaul comentou que apesar do pouco êxito comercial, Drag U é um dos seus maiores orgulhos.


Um dos momentos mais emocionantes de RuPaul’s Drag Race foi quando a queen Roxxxy Andrews contou que foi abandonada pela mãe em um ponto de ônibus quando era criança. Impossível não chorar.


O reality também já levou vários homens héteros para serem drag queens por um dia, de jogadores de basquete a soldados do exército americano.


A primeira temporada do programa teve um orçamento tão baixo que até hoje é conhecida como “a temporada perdida”.


Em Janeiro deste ano, RuPaul surpreendeu a todos quando anunciou em um programa de TV que havia se casado com seu namorado Georges Lebar há 23 anos.



Shantay, You Stay!


RuPaul é mais que brilho, glamour e bordões. Ela é a síntese de uma cultura e de uma arte por muito tempo excluída nos guetos das grandes cidades. O seu sucesso, de certa forma, é também o sucesso de muitos outros artistas. Com sua visibilidade, a Mama Ru desmistificou o "fazer" drag reiterando a importância do amor-próprio, da autoafirmação e do sentimento de respeito. Afinal, se você não se ama, como conseguirá amar outra pessoa?


Fotos: Reprodução

bottom of page