Em uma sociedade tão automática e sem tempo como a que vivemos neste século, na qual os indivíduos não dispõem de momentos com seus familiares e amigos da maneira como deveriam, problemas como depressão e suicídio se tornam cada vez mais recorrentes e banalizados, não sendo vistos, assim, do modo pelo qual deveriam ser.
O suicídio é um assunto considerado tabu em rodas de conversa, o que dificulta a análise crítica que a sociedade deve possuir acerca deste problema tão presente no Brasil. O país ocupa o oitavo lugar no ranking de suicídios do mundo, ocorrendo em média 32 suicídios de brasileiros por dia e 1 a cada 40 segundos. Por ser considerada uma taxa alarmante, o Ministério da Saúde alçou essa questão como um problema de saúde pública.
Por não haver um diálogo na sociedade sobre as motivações e o que seria o suicídio, as pessoas que já tentaram este ato se sentem excluídas e discriminadas, além de não receberem o tratamento de prevenção necessário. Na medida que a Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio (ABEPS) relata que ele o suicídio altera a percepção da realidade do indivíduo afetado, o ideal é que a pessoa seja tratada psicologicamente.
Há também uma recorrente romantização deste ato pela indústria do entretenimento, em filmes, séries de televisão, músicas e livros. Ela é feita através de abordagem honrosa e ligada ao amor, o que promove uma descaracterização da compreensão do que é o suicídio e de suas verdadeiras causas, que são mentais, banalizando-o ao invés de promover conscientização e consequentemente influenciando a disponibilização de um tratamento inadequado. Alguns exemplos são as séries "13 Reasons Why" e "Black Mirror" e os filmes "As Orações de Bob", "Romeu e Julieta" e "Como eu era antes de você".
Portanto, a abordagem feita pelos produtos da indústria do entretenimento normaliza e legitima o suicídio, não o mostra como algo que carregue uma carga emocional alta e importante. Isso pode contribuir para que os índices se tornem cada vez mais altos.
Imagens:
1 - We Heart It
2 - Girls On Road