top of page

Feminicídio, patriarcado e desigualdade de gênero


Você sabe o que é feminicídio?


A lei 13.104 de 2015 qualifica este ato como o assassinato de mulheres em condição de violência doméstica, de desprezo ou discriminação à condição de ser mulher. É evidente que esse é um problema grave na nossa sociedade. O dossiê sobre feminicídio produzido pela Agência Patrícia Galvão mostra que em 2013 ocorreram 4.762 assassinatos de mulheres. 13 por dia


Dados de 2017, da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, revelam que somente no Estado, um feminicídio é registrado a cada quatro dias. Segundo a ONU, a taxa desse crime no Brasil é a quinta maior do mundo. Uma possível forma de entender por que crimes contra mulheres ocorrem com tanta frequência no Brasil é o patriarcado.


Quer compreender melhor esse conceito e como ele está presente em nossa cultura? Confira, abaixo, e na íntegra, uma entrevista exclusiva com a Professora Doutora Alcilene Calvacante de Oliveira sobre o assunto. Docente da UFG, Alcilene é Mestre em História, Doutora em Letras e pesquisa Gênero e Direitos Humanos.



-

Foto: Reprodução

bottom of page