top of page

O Silêncio dos Inocentes e o incrível mundo de Hannibal

Já imaginou entrar na mente de um serial killer para aprender como pensam esses criminosos? Pois essa foi a missão da personagem Clarice Starling no clássico filme O Silêncio dos Inocentes, de 1991. A personagem interpretada por Jodie Foster é uma estagiária do FBI e começa a ter contato com um famoso assassino em série, Hannibal Lecter. No filme, Lecter, interpretado por Anthony Hopkins, está na prisão por ter cometido 9 assassinatos e ser um voraz canibal.


Clarice precisa traçar um perfil psicológico de Hannibal para prever os próximos passos e prender um outro serial killer, chamado de Bufallo Bill. Bill é um psicopata que havia matado jovens mulheres cruelmente. Ele arrancava a pele de suas vítimas.

Durante o filme, Hannibal Lecter simpatiza com Clarice e, de uma forma só dele, dá a ela pistas para que consiga encontrar Bufallo Bill. E é exatamente isso que acontece, Clarice encontra o psicopata e consegue prendê-lo. Enquanto isso, Hannibal cria uma cilada para os policiais e consegue escapar do cárcere.


O Silêncio dos Inocentes foi um enorme sucesso, desde seu lançamento. Conseguiu atingir o valor de seu orçamento logo na primeira semana e esteve no topo dos mais vistos durante mais de 1 mês nos Estados Unidos.

É o terceiro filme da história a ganhar todas as 5 principais categorias do Oscar, e é considerado também um dos maiores filmes de suspense, ao lado de títulos como O Exorcista e O Sexto Sentido.


Mas além dessas há muitas outras curiosidades que envolvem o filme. Você sabia, por exemplo, que o FBI colaborou com os produtores? Pois é. Foi para tornar mais fidedigna a história da personagem Clarice. A intenção da agência americana era usar a história para atrair mais agentes femininas.

Hannibal Lecter pode até ser o mais notório psicopata, mas é inegável que ele conquistou completamente o público. Se trata de uma personagem forte, que consegue ser a mais marcante na mente dos cinéfilos mesmo aparecendo apenas durante 17 minutos do filme.

Aliás, para se preparar para encorporar essa personagem inesquecível, o ator Antony Hopkins visitou vários presídios e julgamentos de criminosos nos Estados Unidos. E o olhar do Hannibal Lecter foi inspirado por um colega de faculdade de Hopkins, que nunca piscava enquanto falava.


Ainda falando em Lecter, O Silêncio dos Inocentes não é o primeiro filme em que ele dá as caras. O doutor homicida apareceu antes no filme Caçador de Assassinos, em 1986. Depois de O Silêncio dos Inocentes ainda foram feitos mais 3 filmes, e mais recentemente a personagem retornou na série Hannibal, de 2013.

O outro assassino do filme, Buffalo Bill, foi inspirado em 3 seriais killers americanos. Ed Gein, que esfolava suas vítimas, Gary Heidnick, que prendia jovens no porão de sua casa, e Ted Bundy, sequestrador psicopata.


10 anos antes do filme Jodie Foster se viu envolvida em uma tragédia com o homicida Jhon Hinckley, que tentou matar o presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan. Quando foi preso, Hinckley revelou que só fez isso para chamar a atenção da atriz, pela qual ele se dizia apaixonado.

O maior mistério do filme é a relação de Hannibal e Clarice. Em alguns momentos parece haver algum tipo de paixão de Clarice pelo Doutor, e ele aparenta correspondê-la.

O filme é tão bem pensado que há mensagem subliminar até em seu poster. A peça leva a foto de Jodie Foster com uma borboleta na boca. Ao dar zoom nas costas do inseto, dá para visualizar uma caveira, e se você olhar com um pouco mais de atenção, poderá ver que essa caveira é formada por sete corpos de mulheres nuas, em referência ao personagem Bufallo Bill.


É fato que O Silêncio dos Inocentes é um clássico inesquecível. Com certeza quem já viu gostará de assistir mais uma vez (ou até mais). E se ainda não viu, é uma boa pedida. Você não vai se arrepender.

bottom of page