top of page

25 de Maio: Dia da Toalha ou Dia do Nerd, eis a questão


O leitor deve estar se perguntando o porquê do Dia da Toalha. Seria um dia mundial do banho? Seria uma homenagem a esse item que mesmo tão corrente no nosso dia a dia mas que tem prestado um serviço tão importante para nós? Não necessariamente. Na verdade o "Dia da Toalha", segundo Nick Ellis – redator da página Techtudo -, é uma homenagem ao saudoso autor Douglas Adams, criador do "Guia do Mochileiro das Galáxias", um dos livros de ficção científica mais importantes da literatura mundial.


A ideia para o nome que simboliza essa data provém da própria obra de Douglas Adams, “Guia do Mochileiro das Galáxias”. A assim denominada "trilogia de cinco livros" conta a história de Arthur Dent e seus amigos em aventuras pela galáxia e pelo tempo. Um detalhe importante da história é a importância da toalha para os "viajantes da galáxia", a qual seria útil para as mais variadas e inimagináveis situações. Conforme o Capítulo 3 do livro:


“A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; Pode usá-la como vela para descer numa mini jangada as águas lentas do rio Moth; Pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; E naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa. Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc., etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.”


Depois dessas recomendações, não desdenhe do valor da sua toalha. Deixe-a sempre ao alcance, nunca se sabe quando ela será necessária. Os fãs da saga realmente homenageiam esse dia com comemorações e eventos. O dia 25 de maio de 2001 foi o dia em que foi feita a primeira homenagem pelos membros do h2g2. A data é lembrada pelos fãs que carregam uma toalha durante o dia inteiro com eles. Alguns usam como uma capa, outros como um turbante, enfim cada um usa a toalha como deseja, desde que esteja consigo a toalha.


Caso o leitor queira participar no próximo anos dos eventos que podem estar acontecendo no país é possível acompanhar por meio do site: towelday.org. O próprio site está fazendo uma contagem regressiva para os eventos do ano que vem.


CONFLITO NO UNIVERSO NERD


Embora a ideia da data seja contribuir para a confraternização dos amantes da obra de Douglas Adams, existe uma controvérsia quanto ao sentido real dessa data no mundo nerd. Uma vez que nesse dia também é comemorado no dia 25 de maio o Dia do Orgulho Nerd ou Orgulho Geek. Por ser o dia da première do primeiro filme da série Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança, em maio de 1977.


Nick Ellis, nerd declaradíssimo e redator do texto “Entenda por que o Dia do Orgulho Nerd não existe e o que é o Dia da Toalha” da página Techtudo afirma “na verdade o suposto "Geek Pride Day" é um evento menor, comemorado por poucas pessoas nos Estados Unidos no dia 25/05, enquanto os nerds mesmo (nos quais me incluo) comemoram o ‘Towel Day’ ".


E razão para o "Geek Pride Day" é que esta data marca o lançamento do primeiro filme da saga Star Wars em 1977. Ellis confessa que também adora Star Wars, mas que os verdadeiros fanáticos pela saga de George Lucas preferem comemorar no 4 de maio, por conta de uma piada que mistura a data com a frase clássica "Que a Força esteja com você" ("May the Fourth be with you").



DIFERENTES, MAS IGUAIS


Apesar das controvérsias sobre o que é realmente homenageado no mundo nerd no dia 25, as obras de Douglas Adams e George Lucas compartilham similaridades. ‘Star Wars e ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’, nas palavras de Rafaela Gomes da página Cinepop, possuem dois – dentre vários – aspectos muito em comum.


Em universos que deixam a Terra à deriva, ambas as sagas exploram a diversidade. Cultural. Racial. De gênero. De personalidade. Em planetas que se distanciam dos vícios inerentes e vulgares deste em que vivemos, as distintas galáxias convivem bem entre si e quando se digladiam, não é por questões sociais e sim ideológicas. O diferente é aceito, celebrado e amado. E para os nerds, os sempre diferentões, é ali que tudo funciona harmonicamente.


Outra parte fundamental de qualquer data comemorativa, são os eventos e discussões que elas suscitam. Como salienta a jornalista Julia Laks, “o dia também serve de motivo para debater temas do universo deste grupo e falar sobre filmes como Star Trek, de J.J Abrams, e Senhor dos Anéis, de Peter Jackson, ou séries de TV como The Big Bang Theory, criada por Chuck Lorre e Bill Prady”. “Adoro principalmente quando o programa faz referências ao meu universo como no episódio de Star Trek Deep Space 9 mostrado, em que a tripulação da Estação Espacial 9 retorna ao passado e participa de um episódio da série original. Só quem é Nerd de verdade entendeu o espanto do personagem Sheldon quando o amigo não deu atenção ao que estava acontecendo. É um clássico!”, vibra Suzana Elvas, jornalista carioca de 44 anos em entrevista a Saraiva Conteúdo.


Certamente algumas produções caem no gosto dos Nerds, mas engana-se quem pensa que eles não têm interesses variados e até palavras para designá-los. “Nerd é um conceito genérico, que define quem se interessa muito por determinado tema e busca, obsessivamente, aprofundá-lo. Dentro da expressão, há os Geeks, aficionados por tecnologia, os Trekkers, amantes do Star Trek, os Otaku, que curtem a cultura japonesa, e muitos outros”, diz Allan Dias, de 29 anos, funcionário da biblioteca da USP de Baurú e Editor do blog Nerdrops para a página Saraiva Conteúdo, pouco antes de pontuar que também os ídolos de cada um variam de acordo com os assuntos que privilegiam. “Quem é apaixonado por tecnologia cita sempre o Steve Wozniak e o Steve Jobs, fundadores da Apple. Eu admiro o Christopher Nolan, responsável pela nova trilogia do Batman, os quadrinhos de Neil Gaiman e Alan Moore e os livros de Bernard Cornwell, por exemplo”.


E como estamos numa era digital, a internet tem sido uma articuladora importante quando o assunto é unir os fãs. Muitos conheceram pessoas importantes para a sua vida através de blogs, twitter, fóruns e outras redes sociais. Como aconteceu com Priscila Queiroz, jornalista de 30 anos, em entrevista a Saraiva Conteúdos “arriscaria dizer que se não fosse a Internet, hoje não teríamos a moda da cultura Nerd. Ela permite que sejam criadas comunidades baseadas em interesses. Conheci meu namorado jogando play-by-mail, de O Senhor dos Anéis, e meus melhores amigos no Conselho Jedi Rio de Janeiro, um fã-clube de Star Wars carioca que tinha encontros mensais, mas nossas interações aconteciam diariamente na lista de discussão por e-mail”.


Um dos pontos de maior consenso, no entanto, é o interesse por ficção científica e por temas medievais, presentes em séries como Game of Thrones e The Tudors, além de cultura pop em geral. E os eventos e comemorações nessa data são uma oportunidade para os fãs de mergulhar e vivenciar, nem que seja por um momento, nos universos que fazem os fãs vibrarem em duas dimensões.


Imagem: Guilherme Briggs e Portal da Língua Inglesa

bottom of page