Stevie Wonder é um cantor e compositor americano nascido no dia 13 de maio de 1950. Ele foi o terceiro de seis filhos e devido complicações no desenvolvimento dos olhos, causadas pelo fato de ter nascido prematuro, teve descolamento de retina. Porém, esse não foi o principal fator para a cegueira dele.
A música esteve presente na vida de Wonder desde cedo. Desde a infância ele participava do coral na igreja que sua família frequentava, e já tocava vários instrumentos, como piano, gaita, bateria e baixo.
Aos onze anos, ele impressionou a gravadora Motown Records ao cantar a música Fingertips, e assinou contrato por meio do selo Tamla Records, com o nome de Litlle Stevie Wonder. Essa parceria deu tão certo, que ele trabalha com a gravadora até hoje.
Na época ele gravou dois singles, e no ano seguinte, 1962, lançou seus dois primeiros álbuns, intitulados The Jazz Soul of Little Stevie e Tribute to Uncle Ray.
Desde os anos 60 até hoje, a carreira de Stevie Wonder é dividida em vários períodos. Ainda durante a adolescência, tendo já emplacado alguns sucessos, ele interpretou a si mesmo no filme Muscle Beach Party, em 1964 e também na sequência, Bikini Beach, do mesmo ano.
Alguns dos sucessos de Little Stevie Wonder dos anos 60 são as canções Uptight, With a Child’s Heart e também a interpretação de Blowin’ In The Wind, de Bob Dylan. Conta-se, aliás, que essa canção reflete muito da consciência social de Wonder.
Na época, ele já trabalhava como letrista da Motown, compondo as próprias músicas e também músicas que seriam interpretadas por outros músicos que trabalhavam para a gravadora.
Entre 1972 e 1976, na fase clássica de sua carreira, Stevie Wonder fez sucesso com o álbum Talking Book, de 72. Ele esteve em uma turnê com os Rolling Stones quando o álbum foi lançado, e isso alavancou as canções principais do disco, Superstition e You Are The Sunshine Of My Life. Ele foi premiado com o Grammy Awards pelas duas canções.
Mais tarde, o cantor se dedicou a assuntos políticos. O álbum Innervisions, de 1973, traz canções que se destacaram na época, como Higher Ground e Living For The City. Essa última fala das dificuldades e injustiças sociais e econômicas vividas pelos negros. Logo Wonder se tornou o mais influente e aclamado músico negro dos anos 70.
Ainda em 1973, ele sofreu um grave acidente de carro, no estado americano da Carolina do Norte, durante uma turnê. Ele ficou em coma por quatro dias e teve perda parcial do olfato. Mas logo se recuperou, e a partir do ano seguinte já realizava novos projetos. Um dos mais marcantes foi o Wonder Dream Concert, realizado em 1975 em Kingston, na Jamaica, durante um show beneficente para cegos.
De 1979 a 1990, vem a fase comercial de sua carreira, quando ele teve seus maiores sucessos e se tornou cada vez mais evidente, colaborando com outros artistas, participando de ações de caridade, aparecendo na TV e tendo grande aumento nas vendas de discos.
Em 1980, o álbum Hotter Than July foi o primeiro dele a alcançar a platina, com 1 milhão de cópias vendidas. Nele está a canção Happy Birthday, que fez parte da campanha de Wonder para que o aniversário de Martin Luther King Jr se tornasse feriado nacional.
É dessa época também a música mais famosa dele, I Just Called to Say I Love You, que foi trilha sonora do filme A Dama de Vermelho e esteve em primeiro lugar nas paradas de pop e R&B nos Estados Unidos e no Reino Unido. Em 1985 ele recebeu o Oscar de melhor canção.
No período que se estende dos anos 1990 até hoje, ele continua lançando material inédito, bem como regravando trabalhos antigos de sucesso e prossegue sendo prestigiado por sua contribuição na música soul, pop, R&B, bem como no jazz.
Um exemplo disso é o fato de ter se apresentado no encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 1996, em Atlanta, interpretando a canção clássica Imagine, de John Lennon.
Em 2002, ele se apresentou na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno, em Salt Lake City. Em 2015, um show em tributo a ele foi realizado em Los Angeles. Suas músicas foram interpretadas por artistas como Beyoncé, Ed Sheeran, Lady Gaga, Ariana Grande e Andrea Bocelli, entre outros. Até a filha de Wonder, Aisha Morris, esteve lá, cantando a canção Isn’t She Lovely, que ele compôs para ela em 1976, quando ela nasceu.
É evidente que Stevie Wonder é um grande nome da música internacional, além de ativista de causas humanitárias e sociais. Ele fez muito sucesso durante os anos 80 e segue fazendo até hoje.
Imagem: journeydownthescale