O sinal analógico de TV será desligado no dia 31 de maio, em Goiânia e mais 28 municípios da região metropolitana. A ação faz parte de um processo de evolução da televisão no país. Agora, a transmissão será digital, com maior qualidade de som e imagem. O telespectador da nova TV brasileira não terá mais que se preocupar com interferências no sinal e o famoso chuvisco.
Para ter acesso à TV digital é preciso adquirir uma antena UHF e, se o aparelho de televisão for mais antigo, um conversor digital. De acordo com o presidente da Anatel, Juarez Quadros Nascimento, ainda há a possibilidade de que o prazo para que esse desligamento seja estendido em Goiânia. No dia 31 de maio, 93% dos municípios já devem receber o sinal para que ocorra o apagão analógico. “A pesquisa de campo é feita justamente pelo Ibope, em que ele verifica com alguns dias de antecedência, antes do dia 30, qual está sendo realmente a cobertura já com os receptores de televisão, nos domicílios que recebem o sinal digital. Isso é para que se tenha a segurança de que pelo menos 93 % dos domicílios esteja com recepção digital e com isso, o grupo de trabalho que eu presido na Anatel, possa propor ao Ministério das Comunicações para que, mediante uma portaria ministerial, ele autorize o desligamento do sinal analógico de Goiânia e mais 28 cidades em volta de Goiânia”, relatou.
Para a população mais carente, são disponibilizados gratuitamente kits com antena e conversor digital para os beneficiários dos programas sociais do Governo Federal. A entrega desses kits é feita mediante agendamento pelo site www.sejadigital.com.br e pelo telefone 147. É preciso informar dados pessoais e o NIS (Número de Inscrição Social).
Em tempo
Denúncias dão conta de que muitas pessoas estão vendendo os kits que ganharam gratuitamente através do programa do governo. No site OLX, vários usuários oferecem os aparelhos com preços variando entre R$80,00 e R$200,00. A prática não é aprovada pela Seja Digital. Quando uma família recebe o kit, é assinado um termo que proíbe a venda do material. Para mais informações sobre o desligamento do sinal digital é só ligar no telefone 147.
Imagem: DTN - Site Oficial da TV Digital Brasileira