top of page

Veganismo e criatividade na nona edição da feira Go Vegan

No segundo domingo de abril, dia 9, ocorreu (curiosamente) a 9ª edição da feira voltada para o estilo de vida vegano, a Go Vegan. Muito além da alimentação, o público conferiu cosméticos, artesanatos, canecas, aromaterapia e vários outros produtos com a estampa cruelty free. Ou seja, nenhum deles teve origem animal. O melhor de tudo é que a entrada foi gratuita e ocorreram sorteios como de bolos veganos sem açúcar e glúten.


O evento, que no início contava com 10 expositores, dessa vez registrou 42 deles, isso em menos de um ano. “A nossa expectativa para domingo era de receber muitos visitantes e participantes das oficinas e bate-papo gratuitos oferecidos pela feira. O resultado em geral foi muito positivo, todas as atividades lotaram e os expositores saíram satisfeitos do evento.” comenta a organizadora do evento Nayara Assunção.


Para comercializar os produtos nos eventos é feita uma seleção por meio de formulário, no qual são solicitados dados pessoais, profissionais, os produtos comercializados, o posicionamento alimentar e a opinião sobre o veganismo dos interessados. Já as palestras e oficinas são escolhidas de acordo com temas específicos como sustentabilidade, ativismo, direito dos animais e meio ambiente e em seguida abre-se para a manifestação de interessados em falar sobre esses tópicos.


Origem e freqüência do evento

A Feira Criativa e Gastronômica foi possível graças ao sucesso do evento Festa Junina Beneficente e Vegana realizada em parceria com a U Açaí , em junho do ano passado. Atualmente tem ocorrência quinzenal.

A próxima Go Vegan já tem local e data para acontecer. Ocorre no dia 22 de abril na U Açaí da T-01 ao lado do supermercado Moreira. Nayara Assunção faz o convite. “Aqui é um espaço para compartilhar ideias e consumo sustentável de pequenos empreendedores, pequenos produtores e pequenos revendedores. Aqui tudo é livre de exploração ou crueldade animal e todos são bem-vindos! Venham comer, conviver e aprender aqui conosco, viver em harmonia com o planeta. Viva e deixe viver!”


A vegana e estudante de publicidade Camila Tavares reafirma a importância desse tipo de evento. “É interessante ir a esses eventos para romper com o mito de que comida vegetariana é cara. Só precisamos prestar atenção no mercado informal, que não demanda alta lucratividade para a manutenção de um espaço amplo de produção.”


Veganismo

A estudante Camila Tavares diz que o principal motivo para adotar esse estilo de vida é a possibilidade de sofrimentos reduzidos, tanto humano quanto de outros animais. Segundo ela, o maltrato aos animais não está apenas em matá-los, como também nas torturas feitas nos cativeiros para produção de leite, por exemplo. Nas palavras da futura publicitária ainda é necessário dar mais visibilidade à causa aliando-a às militâncias como a feminista, a título de exemplo. “Precisamos quebrar a visão especista de que a fêmea humana é de uma espécie superior à animal, e em conseqüência disso a morte de fêmeas de outros animais são justificadas.”


Receita Vegana para Páscoa – Bombom Prestígio


Ingredientes:

• 1 xícara (de chá) de coco ralado

• 1/2 xícara (de chá) de água;

• 1/4 de xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal;

• 1 colher (de sopa) de amido de milho misturada em 2 colheres (de sopa) de água;

• 100g de chocolate sem lactose (meio amargo, amargo, de alfarroba…);


Modo de Preparo:

Em uma panela em fogo baixo, coloque a água, o açúcar e deixe ferver até virar uma calda mais grossinha, o que vai levar cerca de 10 minutos. Acrescente o coco ralado e cozinhe por um minuto. Adicione o amido misturado na água e misture até virar uma pasta grossa. Desligue, coloque em uma vasilha e deixe esfriar. Modele bolinhas, coloque sobre papel manteiga e leve ao freezer por uma hora, para endurecerem. Derreta o chocolate sem leite de sua preferência da maneira que preferir. Derreti chocolate meio amargo no microondas de 30 em 30 segundos, mexendo no intervalo. Banhe as bolinhas de coco no chocolate, escorra o excesso e devolva ao papel manteiga. Leve para a geladeira por mais uma hora e está pronto!




Fonte: Presunto Vegetariano

Imagens: Ju Maia/GoVegan


bottom of page