top of page

Life, Animated: um olhar sobre o autismo

No dia 2 de abril, todo o mundo celebrou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente, Dia Mundial do Autismo. A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre esse transtorno cerebral que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.


O Dia Mundial do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, além de ajudar a derrubar preconceitos.

O documentário Life, Animated (Vida, Animação- em uma tradução livre), inserido, recentemente, no catálogo da Netflix também foi criado para ajudar a população mundial a conhecer e a se informar sobre o autismo. Em uma relação bem próxima de vida real e animações da Disney, é possível ver o progresso do pequeno e grande Owen Suskind.


O filme, conta a história do jovem de 23 anos, Owen, diagnosticado com autismo aos três anos de idade. Quando, de repente, ele parou de falar e interagir com os pais e o irmão. O diretor Roger Ross Williams apresenta o animado e simpático Owen de diferentes formas. Ele usa de vídeos caseiros da época de infância, dos desenhos animados da Disney, de animação e de depoimentos para humanizar Owen, mas também seus amigos que também são portadores da doença e a namorada, Emily.


O longa é baseado no livro “Life, Animated: A Story of Sidekicks, Heroes, and Autism (Vida, Animação: Uma História de Parceiros, Heróis e Autismo- em uma tradução livre) de Ron Suskind, jornalista do The Wall Street Journal e pai de Owen”. Durante 1h30 de filme, Owen e seus pais contam como diversos desenhos da Disney, que faz parte da infância das crianças, ajudaram Owen a voltar a interagir com o mundo, a lhe dar com o fim de um relacionamento, e até mesmo a conseguir um emprego.


Receber esse diagnóstico é muito difícil para qualquer pai e mãe, com os pais de Owen não foi diferente. Eles receberam essa informação em uma época em que o autismo não era conhecido como é hoje. Juntamente com o espanto, também veio o medo do futuro do filho, não que esse medo tenha acabado, pelo contrário, continua.


Como toda criança, na escola, Owen também sofreu bullying. Porém, ele não conhecia a linguagem conotativa, ele não sabia da existência da metáfora, ironia e outras, para ele, todo discurso era literal. Por isso, quando alguns garotos de sua escola falaram para Owen que iriam colocar fogo na casa e queimar seus pais, ele acreditou e se fechou ainda mais em seu mundo.


Todavia, Dumbo, Pumba, Sarabi, Simba, Iago entre outros parceiros dos heróis da Disney sempre estiveram do lado de Owen. Além desses personagens terem ajudado seus heróis, também o ajudou a se libertar de seus medos e o levou a intercessão com seu irmão Walter e seu pais.

Life, Animated, assim como o dia dois de abril estão aí para ensinar e levar informação a população mundial que ainda desconhece o que realmente é o autismo e as potencialidades dos autistas. Esse sensível documentário está disponível na Netflix por tempo indeterminado.



Imagens: CosmoNerd.com / windsorfilmfestival.com

bottom of page