I Encontro de Teoria Política discute o Estado neoliberal sob a ótica do Marxismo
- Tiago Madureira
- 6 de abr. de 2017
- 1 min de leitura

Neste 01 de abril, sábado, reuniram-se pesquisadores e estudantes para a realização do I Encontro de Teoria Política – Marxismo e Estado, no espaço Ruptura em Goiânia.
O evento, iniciativa do Núcleo de Pesquisa e Ação Cultural/Nupac, transcorreu durante todo o dia e discutiu a perspectiva marxista de Estado, debruçando-se com mais rigor sobre o atual modelo neoliberal.
Durante a manhã os pesquisadores Dr. Edmilson Marques, professor da UEG, Dr. Lucas Maia, professor do IFG e o Dr José Santana Silva, professor da UEG, refletiram sobre a formação dos estados capitalistas que culminaram no atual modelo de gestão, o chamado Estado neoliberal.
Pela tarde o Dr. Nildo Viana, professor da UFG, expôs sobre o Estado e acumulação de Capital, a partir da leitura da obra de Karl Marx.
No fim do evento foram feitas comunicações de trabalhos que estudantes estão desenvolvendo, dentro do tema de análise do Estado.
O espaço Ruptura, que recebeu o encontro, é gerido por um coletivo de intelectuais e artistas. O sociólogo Cleito Pereira dos Santos, professor da UFG e um dos coordenadores do espaço, nos conta que “o objetivo do Ruptura é reunir artistas e movimentos sociais para o desenvolvimento de atividades autônomas e fora da lógica de dependência/cooptação com órgãos governamentais, instituições partidárias e empresas.”. O espaço Ruptura fica localizado no setor Leste Universitário.
Para maiores informações e contato visitem o blog do espaço: http://rupturaespacocultural.blogspot.com.br/
Imagem: http://nupacetp.blogspot.com.br