Na tarde desta sexta-feira, 31 de março, por volta das 12h30, estudantes da Universidade Federal de Goiás realizaram protesto dentro do Restaurante Universitário do Campus Samambaia, na Regional Goiânia. O grupo entrou no restaurante pela porta de saída, com gritos de “Se não rolar a melhoria, tem ‘catracaço’ todo dia”.
Na frente do salão, afirmaram que a intenção do protesto era cobrar da UFG e da empresa responsável pelos restaurantes, a Real Food, melhores condições na estrutura dos restaurantes, tanto do campus Samambaia quanto do campus Colemar Natal e Silva. Desde o início do ano tem sido recorrente reclamações sobre superlotação e extensas filas de espera para o almoço.
Outra reivindicação era de que os estudantes do Colégio de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) tivessem acesso à taxa de R$ 3,00, destinada a estudantes de graduação. Estudantes do CEPAE pagam a taxa de R$ 8,60, destinada a clientes que não fazem parte da comunidade da UFG. Depois de declarar suas reivindicações, os estudantes que participaram do protesto pularam as catracas, dirigindo-se à área em que as refeições são servidas, e se serviram sem pagar pelo almoço.