Exportações despencam após Operação Carne Fraca
- Ananda Carvalho
- 24 de mar. de 2017
- 1 min de leitura

De acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), as exportações de carne brasileira sofreram uma queda brusca. A média diária de exportação no mês de março ficava em torno de US$ 60 milhões. Porém, após as denúncias da Polícia Federal, o país passou a vender menos. Nesta terça (21), o Brasil exportou apenas US$ 74 mil em carnes. O Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, admitiu que há sinais de prejuízo no mercado.
Os principais compradores de carne brasileira, China e Hong Kong, anunciaram a suspensão das importações. Chile e México também restringiram oficialmente a compra de carnes. Argentina e União Europeia anunciaram sanções, fiscalização e controle mais fortes nas importações brasileiras. A Coreia do Sul voltou atrás, mas chegou a proibir a compra de frango.
As principais empresas envolvidas, JBS e BRF, estão tentando tranquilizar os clientes com notas de esclarecimento e publicidade na televisão e Internet, enquanto o presidente Michel Temer jantou com embaixadores dos países foco de importação em uma churrascaria de Brasília. Contudo, alguns frigoríficos brasileiros já deixaram de comprar bovinos de produtores devido a incertezas sobre a possibilidade de venda para o mercado externo.
Deflagrada pela Polícia Federal na semana passada, a Operação Carne Fraca investiga corrupção de fiscais do Ministério da Agricultura, suspeitos de receberem propina para liberar licenças de frigoríficos. Segundo a PF, partidos como o PP e o PMDB também teriam recebido propina. Além de corrupção, a PF também apura a venda, pelos frigoríficos, de carne vencida ou estragada, dentro e fora do país.
Foto: Agroin Comunicação