O Supremo Tribunal Federal tentou afastar o presidente do Senado, Renan Calheiros, do seu cargo. A decisão do ministro Marco Aurélio foi publicada nesta segunda-feira em decorrência de um pedido liminar feito pela Rede Sustentabilidade. Renan Calheiros, que havia se tornado réu devido a uma denúncia apresentada pela Procuradoria Geral da República, foi acusado de usar um lobista da empreiteira Mendes Junior para pagar pensão a uma filha que teve fora do casamento. Além de adulterar documentos para justificar estes pagamentos, e desviar entre janeiro e julho de 2005 a verba indenizatória a que tem direito como senador.
Com a decisão do ministro do Supremo, Renan Calheiros não perderia o mandato, mas apenas o cargo de presidente do senado. Apesar disso na quarta-feira o Supremo decidiu, por 6 votos a 3, manter o senador na presidência da casa, mas o tirou da linha sucessória da Presidência da República, onde estaria atrás apenas do deputado Rodrigo Maia.
A proposta de permanência do senador na presidência e o seu afastamento da linha sucessória foi apresentada pelo decano Do STF, Celso De Mello. A ideia foi acatada pelos ministros Dias Toffoli, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, a presidente Carmém Lúcia e pelo ministro Teori Zavascki, que havia concedido liminar que afastou do cargo o peemedebista Eduardo Cunha, por também ter se tornado réu.
Na sessão onde foi decidida a permanência de Renan Calheiros na presidência do senado, o ministro Marco Aurélio Mello criticou a postura do senador de desafiar o STF e não cumprir de imediato a ordem para deixar o cargo.Esse fato acrescido às mudanças aprovadas na Câmara Federal das 10 medidas contra a corrupção propostas pelo Ministério Público causaram rebuliços nas redes sociais e indignação na população brasileira. Os acontecimentos recentes demonstram um arranjo maior do que simplesmente a divisão de partidos, e perseguição de determinadas pessoas. Dentro de um mesmo grupo podemos ver ações e consequências diferentes.
Com isso em mente percebemos que a Operação Lava Jato que tem movimentado o país e provocado esperança nos brasileiros por um país melhor, por si só, não conseguirá extinguir os males da política brasileira como um todo, que vem demonstrando estar mais poluída e infiltrada em todos os poderes a cada dia.