top of page

Naruto, o ninja loiro que conquistou o mundo

  • Victor Lisita
  • 26 de nov. de 2016
  • 4 min de leitura

Se prepare para fazer uma viagem aventuresca por um mundo onde os personagens são osso duro de roer. Não me refiro a franquia “Máquina Mortífera” ou dos 23 filmes do 007. Vamos para um lugar diferente, em que existem vilas, jutsus e ninjas. Alguns talvez tenham pensado rapidamente em Dragon Ball, mas, hoje as curiosidades estão reservadas para Naruto. Iremos desmistificar os preconceitos contra esse anime. Aposto que você não vai aguentar e vai correr para assistir todos os 703 episódios!


Para se ter uma ideia, Naruto veio ao mundo em setembro de 1999. Ao todo, são 17 anos de inesgotáveis aventuras tanto em anime como em mangá. Para alguns, há maiores vantagens em ler o mangá por não haver os famosos fillers que tanto atrasam o andamento do enredo original. Para os que não sabem, fillers são os episódios de um anime ou série que não existem na obra primordial do qual foi adaptado.


No total, o mangá do ninja loiro se estendeu por 700 capítulos em 72 volumes. Isso sem contar que este mês foi lançado Naruto Gaiden, um volume spin-off que mostra eventos após a conclusão da série. Nele, vemos Sarada, a filha da Sakura com Sasuke, em uma pequena aventura envolvendo seus pais e Naruto, agora Sétimo Hokage.


Para os que não se lembram da história, ela traz o ninja número um, hiperativo e cabeça-oca em sua jornada para se tornar o melhor de todos. Durante os anos, ele passou por muito treinamento e missões, o que o tornou cada vez mais forte até que, enfim, ele conseguiu realizar seu sonho e se tornou Hokage, o líder ninja mais forte de sua vila.


O personagem tornou-se conhecido no Brasil em 2007, quando teve sua estreia no canal pago Cartoon Network. De lá pra cá, a Panini Comics lançou mensalmente os mangás de Naruto até 2015, sendo o único formato que manteve o ritmo. O anime sofreu diversos problemas, pois, por mais que a série clássica tenha sido totalmente dublada, ela nunca foi transmitida completa na TV. Isso também ocorreu com Naruto Shippuden, sua continuação. Atualmente, as duas fases da história encontram-se disponíveis alguns serviços de streaming, como a Netflix.


Ainda assim, Naruto tem seu lugar nas prateleiras até hoje. A Panini iniciou as vendas de Naruto Pocket, o mangá em formato de bolso, antes mesmo da linha normal encerrar. Ao término do formato tradicional, vários databooks, livros com informações técnicas, foram produzidos e uma nova linha chamada de Naruto Gold.

A distribuidora cinematográfica Playarte lançou o primeiro filme da série, Naruto – O Confronto Ninja no País da Neve, diretamente em DVD no ano de 2010. Ano passado, pela primeira vez um filme do personagem chegou aos cinemas, The Last – Naruto, o Filme, o 10º da franquia.


Talvez você não saiba, mas existe uma cidade japonesa com o nome do ninja. O município tem uma população com aproximadamente sessenta e 4.300 habitantes. A cidade Naruto, em Tokushima, é conhecida por suas famosas banheiras de hidromassagem, que em japonês são chamadas de Uzumaki. E as referências não param! A ponte que liga Tokushima às Ilhas Awaji é chamada de Grande Ponte Naruto.


No roteiro inicial, que inclusive foi publicado no Japão, Naruto seria uma raposa capaz de se disfarçar como humano. Curioso, não? Mais tarde, um editor achou melhor transformá-lo em humano para que os fãs pudessem se identificar com o personagem.


Outro fato interessante é que o restaurante favorito de Naruto realmente existe. O Ichiraku Ramen é um restaurante que serve apenas lámen, o macarrão encorpado que o personagem adora comer. O comércio fica em frente a Universidade de Kyushu, onde o autor da série, Masashi Kishimoto, estudou. Ele contou que frequentava muito o local e que quis prestar uma homenagem.


Esta outra curiosidade você talvez já conhecesse. A Kyuubi, ou melhor, Raposa de Nove Caudas, foi baseada em Kitsune, um personagem muito comum na mitologia japonesa. A lenda diz ela é muito inteligente e possui poderes sobrenaturais, como o de assumir a forma humana. Uma das características físicas de Kitsune são suas caudas. É dito que a cada mil anos nasce uma nova cauda. Ao total, já temos nove. A cada uma que nasce, sua inteligência aumenta e sua cor muda para branco ou amarelo.


Essa aqui com certeza já é de conhecimento geral. Naruto é dublado por mulheres no Brasil e no Japão. Lá no ocidente, sua dubladora chama-se Junko Takeuchi. Ela dubla personagens em Digimon Frontier, Hunter X Hunter e Medabots. Já no Brasil, Úrsula Bezerra dá voz ao personagem. Ela pertence a uma família de cinco dubladores, em que três ainda fazem parte do ramo de dublagem, dentre eles, Wendel Bezerra. Úrsula também dublou a versão criança de Goku aqui no país.

Uma das coisas que os fãs têm que se orgulhar é que Naruto foi o primeiro mangá a receber o Prêmio Best Graphic Novel. Foi em 2006, com o lançamento do Volume 7, que a Instituição Quill Awards, que premia as melhores publicações de ficção da literatura mundial, prestigiou a série.


Masashi Kishimoto desenhou Naruto em 1988, quando tinha 14 anos. Ele gostou tanto do desenho, que o guardou em seu armário e ficou esquecido lá por longos anos. O tempo passou e Kishimoto conseguiu publicar o seu primeiro mangá, “Karakuri”, que foi muito elogiado pela crítica. Por conta disso o mangaká teve a oportunidade de trabalhar em um novo projeto, entretanto Kishimoto passou por um bloqueio criativo e não conseguiu desenvolver nenhuma nova história. Foi então que ele se lembrou do desenho que havia feito na infância e decidiu trabalhar o conceito por trás do personagem. Assim, nasceu Naruto!

© 2017 - Programa Matéria Prima UFG - Rádio Universitária 870 AM - Alameda das Rosas - St. Oeste, Goiânia - GO, 74110-060

bottom of page