O aniversário natalício do artista sonhador
- Guilguer Ribeiro
- 9 de out. de 2016
- 3 min de leitura
Neste domingo, dia nove de outubro, um grande nome da musica internacional estaria completando 76 anos caso não tivesse sido assassinado. Me refiro a John Winston Ono Lennon, ou apenas John Lennon, como fico conhecido, nasceu em 1940 em Liverpool, Inglaterra. John Lennon foi criado pela irmã de sua mãe, já que o pai trabalhava longos períodos em um navio e a mãe não possuía condições de educa-lo.
Aos seis anos de idade John já apresentava uma forte paixão pelas artes, principalmente pela literatura. Foi nessa época que começou a cantar no coro da igreja e ter seu primeiro contato com a música. Em 1955, aos 15 anos de idade, começou sua primeira banda. O pequeno experimento recebeu o nome de The Quarry Men, onde dois anos mais tarde Paul Mccartney se juntaria ao grupo. Foi plantada ali, a semente que daria inicio ao grupo que lançou Lennon ao estrelato. Juntamente com John Lennon e Paul, George Harrison e Ringo Star formaram o The Beatles.o nome da banda surgiu a partir de uma sugestão de John, e vem do termo em inglês beat, que significa batida, remetendo ao ritmo de suas músicas.
Na década de 1960 a banda estava bombando e o sucesso era inevitável. Foi nesse momento que John Lennon casou-se pela primeira vez, em 1962 com Cynthia Powell, com quem permaneceu até 1969 e teve seu primeiro filho, Julian. Durante a década de 60 a banda não só explodiu por ter um estilo único, musicalmente falando, com batidas fortes e letras bem estruturadas, mas também pelo visual totalmente novo e revolucionário em relação a época, trazendo vestimentas coloridas e cabelos longos.
Entre as musicas mais famosas encontravam-se Please Please Me, Love Me Do, Yesterday e Help. Ainda da década de 60. Em 1964, John Lennon escreveu e publicou seu primeiro livro intitulado “In His Own Write”. O livro conta com historias e poemas do cantor, além de trazer desenhos da visão única de uma personalidade que estava a frente de seu tempo.
É em meio a toda essa loucura que o grupo foi do céu ao inferno. John Lennon perdeu uma grande quantidade de fãs quando, em entrevista a Maureen Cleave, declarou que o grupo seria mais famoso que Jesus Cristo. O sucesso dos garotos era grande e a qualidade de suas produções era inevitável, portanto, não demorou muito para que as rádios começassem a tocar suas musicas novamente.
Infelizmente o sucesso não foi o bastante para conservar o grupo unido. Em 1970, divergências empresariais deram um fim ao que seria um dos maiores grupos musicais de nossa historia. Muitos acreditam que o fim do grupo também se deve a união de John Lennon a Yoko Ono, que segundo Paul, George e Ringo, atrapalhava as gravações do grupo. Yoko se tornou a segunda esposa de Lennon, com quem se casou em 1969 e teve seu segundo filho, Sean. Com o fim dos The Beatles, John Lennon seguiu carreira solo com a participação de Yoko. Foi cantando sozinho que John deu origem a uma de suas mais belas musicas que chamou de “Imagine”. A canção sistematiza todo pensamento ideológico e social que John Lennon sempre projetou em musicas e ações. Lançada em 1971, “Imagine” faz um apelo a humanidade para pensar em um mundo melhor e ideal, onde a paz e o amor reinam.
Assim como John Lennon, Paul também seguiu carreira solo e foi visto como um grande concorrente de Lennon. Em entrevista, John Lennon chegou a fazer críticas sobre o primeiro álbum solo do antigo amigo com quem dividiu o palco. É essa caminhada conturbada que nos leva ultimo e pior momento da vida deste grande cantor. Em oito de dezembro de 1980, John Lennon foi morto por um fã obcecado, que horas antes havia pedido seu autografo. John Lennon recebeu quatro tiros do assassino Mark Chapman. O crime aconteceu em frente ao edifício Dakota, em Nova York, onde Lennon morava com a família.
Mark chegou a dizer que cometeu o crime, pois, sentia raiva de Lennon quando cantava pedindo que imaginassem um mundo sem posses, sendo que vivia uma vida milionária. O assassino foi preso e cumpre prisão perpetua. Durante sua vida John Lennon cometeu vários erros, no entanto sempre será lembrado pelo grande papel que prestou à musica mundial. Seu nome é preservado como um sonhador que pensava poder fazer da utopia, uma realidade.
