top of page

Coração feliz e saudável

Você sabia que dia 29 de setembro é comemorado o dia mundial do coração? Pois é, a Federação Mundial do Coração escolheu essa data para recordar a importância dos cuidados de saúde com o órgão. É impossível aproveitar plenamente a vida sem ter um coração saudável. Além disso, o coração é historicamente conhecido por gerir sentimentos e emoções, ainda que cientificamente não funcione bem assim.

O coração de uma pessoa adulta tem aproximadamente o tamanho de um punho e pesa somente trezentos e 40 gramas. O coração se divide em quatro partes: dois átrios, que recebem o sangue das veias, dois ventrículos, que impulsionam o sangue para dentro das artérias. O processo total de filtração do sangue do corpo humano dura até 50 segundos.

O coração funciona no ritmo de 72 batidas por minuto e 104 mil batidas por dia, são 38 milhões de batidas por ano e algo em torno de 2,5 bilhões de batidas durante toda a vida. Cada batida bombeia até 85 gramas de sangue, isso equivale a mais de nove mil litros por dia.

Vocês sabiam que há diferenças entre o coração da mulher e o coração do homem? O coração feminino bate um pouco mais acelerado do que o masculino, por minuto conta-se oito batidas a mais. O coração dos recém-nascidos bate 120 vezes por minuto o dos fetos é ainda mais rápido e atinge 150 batidas por minuto. Aos quatro meses de vida o coração humano bombeia 30 litros de sangue por dia.

Em um minuto, o coração lança cinco litros de sangue no corpo e em uma hora são 400 litros. No caso de um maratonista profissional, o coração pode bombear 40 litros de sangue por minuto. Todos os dias o coração humano gera uma quantidade de energia que seria capaz de abastecer um caminhão por 30 quilômetros. Se contar a energia gerada durante uma vida inteira daria para ir e voltar até a lua!

O horário de maior incidência de ataques cardíacos é das seis da manhã até o meio-dia. Ao despertar e iniciar as atividades do dia, a pressão arterial das pessoas aumenta – o fato é comum e conhecido. Para pessoas hipertensas esta ascensão da pressão pode provocar infartos fatais. Por causa disso esse é o horário mais comum para utilizar medicação para a hipertensão. Além das curiosidades fisiológicas, historicamente o coração é ligado a sentimentos como amor, coragem e bravura. De acordo com os ditos populares, pessoas boas têm coração puro e pessoas ruins não possuem coração.

Mas, hoje sabemos que o cérebro é o responsável por gerir as emoções e as sensações. No entanto, o coração reage de maneiras diferentes a cada forma de sentir. As manifestações de emoções opostas como amor e raiva, são contrastantes, mas as vezes parecem semelhantes por serem ambas estados de excitação que se originam na mesma região do cérebro.

Emoções relacionadas ao amor levam ao relaxamento muscular, voz suave, vasodilatação, relaxamento intestinal, secreção glandular, salivação e calor. Esses sintomas previnem cardiopatias e infecções, sendo assim, amar faz bem pro coração! Como forma de garantir a saúde do seu coração, o Dia Mundial Do Coração existe para lembrar dos perigos de manter um estilo de vida sedentário e muito estressante. Atividades ao ar livre, hobbies, viagens agradáveis e sobretudo uma alimentação saudável são essenciais para manter o bom equilíbrio do corpo e o coração saudável. Quando se trata de alimentação saudável, os alimentos mais indicados pelos especialistas para evitar doenças cardíacas são aveia, salmão, abacate, azeite, nozes, frutas vermelhas e leguminosas. Garantir uma mesa farta desses grupos alimentares é pensar no bem da saúde do seu coração.

bottom of page