top of page

Cidade francesa é alvo de ataques terroristas

Um caminhão atropelou diversas pessoas em Nice, no sul da França. Elas estavam assistindo à queima de fogos em comemoração ao dia da Quebra Da Bastilha. O veículo percorreu 2km entre a multidão, resultando na morte de 84 pessoas, incluindo crianças. 18 pessoas estão em estado de emergência absoluta.

O ex-prefeito de Nice, Christian Estrosi, divulgou que o caminhão estava cheio de armas e granadas. O grupo extremista Estado Islâmico disse estar por trás do ataque, ordenando o ataque a cidadãos de países que participem de operações militares contra o grupo mulçumano no Iraque e na Síria.

O anúncio vai contra as informações divulgadas pelos serviços de segurança franceses. Eles alegam que não havia evidência da ligação do motorista com organizações radicais. A França é um dos países ocidentais que mais têm sido alvo de atentados ligados ao radicalismo islâmico nos últimos tempos. Apenas em 2015, o terrorismo matou 149 pessoas e deixou centenas de feridos. A primeira razão para os constantes ataques são as recentes operações militares contra o estado islâmico. Outro motivo é o fato de que a França tem a maior comunidade muçulmana da Europa, estimada em 6 milhões de pessoas.

Essa população imigrante ou nascida na França de origem estrangeira sofre há décadas com problemas de integração e é, em boa parte, desfavorecida socialmente. O presidente François Hollande anunciou que irá estender por mais três meses o estado de emergência no país, além de reforçar suas operações na Síria e no Iraque.

bottom of page